Home / Brasil / Solaine Marques nutricionista e colunista de nosso Portal fala sobre a importância do Arroz Integral para a saúde

Solaine Marques nutricionista e colunista de nosso Portal fala sobre a importância do Arroz Integral para a saúde

Arroz integral e seus benefícios / Foto: Reprodução Google

Solaine Marques

O Arroz Integral é um grão não refinado e polido que é produzido por apenas remover o casco (casca) em torno do núcleo de arroz, por isso se comparado se torna mais saudável do que o Arroz branco.

É um alimento rico em minerais e essenciais como Manganês, Ferro, Zinco, Fósforo, Cálcio, Selênio, Magnésio e Potássio. Além das vitaminas como a vitamina B1 (Tiamina), vitamina B2 (Riboflavina), vitamina B3 (Niacina), vitamina B6, ácido fólico, vitamina E (alfa-tocoferol) e vitamina K, este também é fornecedor de ácidos graxos essenciais a saúde.

Dentre muitos benefícios, podemos citar a melhora no quadro clinico de indivíduos Diabéticos por ter um baixo índice glicêmico, que é útil para reduzir picos de insulina e auxilia na estabilização dos níveis de açúcar no sangue. Favorece o controle de peso em relação à redução do índice de massa corporal e gordura corporal. Aumenta a atividade da glutationa peroxidase, uma enzima antioxidante que ajuda a elevar os níveis de colesterol HDL nos indivíduos obesos.

Auxilia na prevenção de complicações neurodegenerativas tais como a doença de Alzheimer e também em  distúrbios cerebrais como a demência e amnésia.

Favorece a saúde mental das mães lactantes, onde estudos realizados se mostraram positivos em relação à redução de distúrbios de humor, fases de depressão e fadiga. Mostrou ainda que durante a lactação aumenta a capacidade do corpo em resistir ao estresse, assim como melhora o Sistema Imunológico.

E que devido ao alto teor de fibras, este ajuda a regular a função intestinal e assim ameniza sintomas relacionados a constipação e Colite.

Foto: Reprodução Google

A presença de Selênio, ajuda a reduzir ou bloquear as artérias devido ao acúmulo de placa, se tornando protetora e o que contribui para a redução do risco de doenças cardíacas, tais como alta hipertensão e doenças vasculares. Estudos realizados a este respeito mostrou-se que o tecido que envolve o grão do Arroz Integral contém um componente saudável, que atua contra o sistema endócrino que implica no aparecimento da hipertensão arterial, aterosclerose ou endurecimento das artérias.

E tem se mostrado eficiente também na melhora significativa das concentrações séricas de colesterol HDL nos indivíduos com abuso crônico de etanol.

Tendo ação ainda na prevenção de vários tipos de câncer, como de cólon, mama e leucemia, este efeito benéfico pode ser atribuído à presença de antioxidantes potentes e o alto teor de fibras presente no Arroz Integral, que tem a  capacidade de ligar-se às toxinas que causam câncer nocivas no organismo ou seja  estudo relacionou a  quimio prevenção do Arroz Integral que validou que este  contém fenóis essenciais como tricina, ácido ferúlico, ácido cafeico, que está presente em níveis muito inferiores no Arroz branco. Estes componentes fenólicos são valiosos na inibição da proliferação de células cancerígenas. Já outra pesquisa revelou o efeito estimulador do Arroz germinado sobre a indução de apoptose e os seus efeitos inibitórios sobre a produção de células cancerosas de leucemia. Além disso, pesquisas validaram os efeitos antitumorais de farelos de Arroz Integral.

Um estudo realizado mostrou que o arroz castanho germinado contém aminoácidos essenciais, tais como glutamina, glicerina e GABA. Estes neurotransmissores inibitórios facilitam a redução do subsídio a ansiedade, depressão e estresse no cérebro, resultando em um estado relaxado de bem-estar ou seja tem ação anti-depressivo e ajuda no combate à ansiedade.

Foto: Reprodução Google

E ainda tem uma ação positiva no tratamento da insônia, por ser uma excelente fonte natural do hormônio do sono chamado melatonina. Ele melhora a qualidade do sono relaxando os nervos e aumentando o ciclo de sono.

Favorece o Sistema Imunológico devido a grande quantidade de vitaminas, minerais e componentes fenólicos essenciais que ajudam a impulsionar o sistema imunológico do corpo e a combater infecções.

Dentre muitos outros benefícios a saúde, sempre lembro que a quantidade adequada varia pra cada pessoa. E reforço que a alimentação seja nosso remédio a cada dia.

Arroz integral feito na panela de pressão / Foto: Reprodução Google

Fonte: Vp consultoria e revista saúde

Clique e saiba mais

Veja Também

Rio de Janeiro; Apartamento de promotor e mulher encontrados mortos tinha sinais de briga

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *