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Saúde; Solaine Marques nutricionista e colunista do Portal fala sobre o intestino

Como está o seu intestino / Foto: Reprodução Google

Solaine Marques

O intestino é o responsável por absorver água e nutrientes e eliminar as toxinas.

Agora lhe pergunto, e se a sua dieta estiver rica em alimentos intoxicantes dificultando a absorção de nutrientes importantes para seu corpo.?

Pois é, o intestino é considerado o nosso segundo cérebro. Caso ele não funcione bem, todo o nosso organismo será comprometido ou seja, ele tem impacto na saúde física e mental. Mas, por quê Nutri?

É fundamental que o paciente entenda essa conexão com a mente. Pois é no intestino que ocorre a produção da maior parte de serotonina  um importante neurotransmissor a ser utilizada pelo corpo. Quando liberada no organismo representa importantes funções: atua na regulação do sono, humor e vias sensoriais do nosso corpo, controlando também a sensação de saciedade. Ela exerce a sua ação biológica através da ligação ao receptor de serotonina (HTR).

Um intestino que não funciona corretamente deixa de nutrir o organismo e entre os prejuízos também está a queda na produção de serotonina. Portanto, este quadro, aliado à uma predisposição genética, e um ambiente favorável para desencadear uma das doenças mais temidas que é a depressão. Ambiente este rico em estresse, situações que gerem ansiedade, tristeza. Tudo isso intimamente relacionado com a saúde mental.

Para controlar processos depressivos, que geralmente estão acompanhados por estresse, é recomendado o consumo alimentos ricos em triptofano e suplementos de ômega 3, pois o primeiro ajuda a diminuir a ansiedade, perturbações do sono e crises depressivas.

Existem alimentos que contêm triptofano e são muito importantes para manter regulares os níveis de serotonina. Esse equilíbrio é benéfico para nossa saúde porque contribuem para o bom humor e sensação de bem-estar.

Dentre eles estão carne, peixe, ovo, damasco, amendoim, castanha de caju, amêndoa, abacate, banana, couve-flor, leite e seus derivados.

Intestino saudável é sinônimo de humor 100%, corpo nutrido e saúde física e mental em dia. Fiquem de olho nestes alimentos, eles podem mudar seu HUMOR…

Soja: 0,59 gramas.

Queijo: 0,4 gramas.

Pistaches: 0,27 gramas.

Feijão Branco: 0,28 gramas.

Atum: 0,26 gramas.

Lentilhas: 0,22 gramas.

Salmão: 0,22 gramas.

Amêndoas: 0,21 gramas.

Avelãs: 0,19 gramas.

Ovo: 0,17 gramas.

Quinoa: 0,17 gramas.

Ostras: 0,11 gramas.

Farelo de aveia – banana

Fonte: Solaine Marques

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