Home / Entretenimento / Reggaeton conquista o mundo com ‘Despacito’

Reggaeton conquista o mundo com ‘Despacito’

Os porto-riquenhos Luis Fonsi e Daddy Yankee, que alcançaram sucesso mundial com o hit ‘Despacito’ / Foto: Sergi Alexander/AFP

Não é preciso conhecer a língua espanhola para saber repetir o refrão mais chiclete do momento na música pop: ”des-pa-ci-to”. A palavra em espanhol (que quer dizer, em português, lentamente) dá nome à faixa-sensação de uma parceria dos cantores porto-riquenhos Luis Fonsi e Daddy Yankee.

Lançada em janeiro deste ano, a música se tornou, no mês passado, a primeira canção em espanhol a dominar o mercado anglo-saxão desde Macarena, em 1996, e foi a porta de entrada do reggaeton em 14 países que não falam a língua espanhola, entre eles, o Brasil, os Estados Unidos e a Alemanha.

Em terras tupiniquins, o estilo estava dando os primeiros passos ao aparecer em músicas de artistas brasileiros como Anitta, Ludmilla, Luan Santana e Claudia Leitte. O Brasil, inclusive, está entre os países que ajudaram em um dos recordes alcançados por Despacito. No serviço de streaming Spotify, a música se tornou a canção latina mais popular da história na plataforma. No YouTube, o número de visualizações se aproxima da espantosa marca do bilhão. 

 Quando o recorde do Spotify foi estabelecido, Luis Fonsi se pronunciou: ”Estou muito feliz com essa notícia. Sinto que é um grande ganho para a música latina o fato de uma canção em língua espanhola estar na primeira posição do ranking global do Spotify. Nós continuaremos crescendo, fazendo história juntos e, acima de tudo, mostrando o melhor da nossa cultura para o mundo todo”.

 Chamada de ”hino”, ”a melhor música de 2017” e ”a melhor música latina que você mais respeita”,  Despacito ganhou até um remix com participação do astro canadense Justin Bieber. O artista começa cantando em inglês até arriscar o espanhol ao lado de Fonsi e Yankee.

 Despacito foi o primeiro hit de Luis Fonsi a atingir sucesso mundial, após quase 20 anos de carreira, e marca também uma nova fase na trajetória do porto-riquenho. Em seu currículo, Fonsi tem participação no Jubileu 2000, em que cantou para o papa João Paulo II, além de um Grammy Latino pela composição de uma faixa para Ednita Nazario.

 Confira abaixo o vídeo original de Despacito publicado

Fonte: Uai Músicas / Vídeo: Reprodução Youtube/LuisFonsiVEVO

Veja Também

Comunicamos o falecimento do Senhor João Teixeira popularmente conhecido como João da Gaita

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *