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Nutricionista Solaine Marques explica sobre o Cálcio, um mineral essencial para o nosso organismo

O cálcio esta presente em vários alimentos e é super importante para o nosso organismo / Foto: Reprodução Google

Solaine Marques

O cálcio é um mineral essencial para o organismo, porém o consumo ainda é muito baixo entre os brasileiros. Vale ressaltar que 99% do cálcio no nosso organismo estão nos ossos e nos dentes e 1% restante está no sangue, nos fluidos extracelulares (fora das células) e no interior das células, regulando funções essenciais.

Com varias intolerâncias diagnosticadas diariamente em consultório, vem a duvida como suprir a deficiência de cálcio?

Então, o leite possui em média 125mg de cálcio, além de ter pouca quantidade comparada aos demais alimentos apresentados, tem sua absorção dificultada no organismo.

Porem pouco se sabe que existe outras fontes muito mais ricas em cálcio existentes nas verduras verdes escuras, legumes e leguminosas (como lentilha, grão de bico, ervilha um exemplo).

Você sabe realmente qual a função ou apenas ouviu falar que é necessário a ingestão de cálcio?

Você sabia que a função mais importante está em desenvolver e manter a saúde dos ossos e dentes. E é mais requisitado durante os períodos de rápido crescimento e desenvolvimento, incluindo infância, gestação e lactação.

Você sabia que esse déficit durante o seu treino pode inibir a contração muscular e assim ter respostas negativas nos seus resultados, assim sendo, o cálcio atua no ciclo de “contração e relaxamento” que regula os batimentos cardíacos. Isso sem falar que é um mineral que está envolvido em diversos passos do mecanismo de coagulação sanguínea.

Esse alimento tem uma função enzimática pouco mencionada da qual ativa várias enzimas responsáveis pela digestão de gorduras e metabolismo de proteínas, alem de tudo atua na regulação e transmissão de impulsos nervosos.

Quando se recebe um paciente tudo é levado em consideração  e hoje posso afirmar que o cálcio  é um dos minerais depois da Vitamina D com mais deficiência, porem os maiores sinais e sintomas apresentados por eles são irritabilidade, nervosismo, humor lábil, agitação, unhas fracas e quebradiças, queda de cabelo, pele seca com descamação e rachadura, cãibra, taquicardia, formigamento, contrações musculares contínuas, convulsões, diminuição da memória, insônia, irritabilidade e agitação e ainda  dentes frágeis dentre outros.

Então o que podemos comer que é rico em cálcio?

Brócolis: Possui 400 mg de cálcio em 100 g, mas atenção! Aos que apresentam quadro de hipotireoidismo, evitar comer cru. Portanto, o alimento no vapor é o mais recomendável para este estado clinico, apesar de perder aproximadamente 25% da quantidade inicial de cálcio.

Brócolis / Foto: Reprodução Google

Sardinhas: Consumida assada ou grelhada, é rica em cálcio, sendo que 100 g oferecem 500 mg do mineral.

Sardinhas / Foto: Reprodução Google

Espinafre: Assim como a maioria das folhas verdes escuras, o espinafre contem em 100 g -160 mg de nutriente.

Espinafre / Foto: Reprodução Google

As sementes como gergelim, linhaça e a chia são ótimas fontes de cálcio.

No entanto a chia possui 556,8 mg do nutriente para cada 100g, enquanto a

Semente de gergelim oferece 400 mg e a linhaça tem 200 mg.

Sementes / Foto: Reprodução Google

Já o Tofu, possui mais quantidade de cálcio que o próprio leite ou seja de cada (100 gramas de tofu equivalem a 159 mg do nutriente). Lembrem-se, como a produção de soja atual do país é, em sua maioria, transgênica, prefira o tofu feito a partir da soja fermentada.

Tofu / Foto: Reprodução Google

Fonte: Solaine Marques / Via: BALBACH, Alfons, As Hortaliças na Medicina Doméstica / BASU, T. K, DICKERSON, J. W, Vitamins in Human Health and Disease  / MABAN, Kathleen, Escott-Stump, Sylvia, Alimentos, Nutrição e Dietoterapia.

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